Naked média recebe tecnologia que elimina uso da manete de embreagem e três novas opções de cores para o mercado europeu
A Honda apresenta a CB500 Hornet 2026 no EICMA 2025, em Milão. A naked traz como principal novidade o sistema E-Clutch, tecnologia que automatiza o acionamento da embreagem e permite arrancar, parar e trocar marchas apenas com o pedal de câmbio.
O modelo será vendido nas cores Preto Graphite, Vermelho Grand Prix e na inédita Branco Pérola Horizon com detalhes em Amarelo Lemon Ice. A nova versão será disponibilizada inicialmente para o mercado europeu, com chegada prevista para o início de 2026.

Motor e câmbio
A CB500 Hornet 2026 tem motor bicilíndrico paralelo de 471 cm³ com arrefecimento líquido e quatro tempos DOHC. A potência é de 47 cv a 8.500 rpm e o torque fica em 43 Nm a 6.500 rpm. O motor é ligado ao câmbio manual de seis velocidades.
Com injeção eletrônica de combustível PGM-FI, o conjunto entrega taxa de compressão de 10,7:1. O sistema de partida é elétrico. Já o consumo médio gira em torno de 28,6 km/L, com velocidade máxima de 176 km/h.

Sistema E-Clutch
O Honda E-Clutch é a principal inovação da nova geração. O sistema utiliza motores elétricos integrados na tampa direita do motor para gerenciar abertura e fechamento da embreagem com base em parâmetros como velocidade, rotação do motor, ângulo do acelerador e pressão no pedal de câmbio. A operação conta com sensores que calculam rotação, velocidade e posição das engrenagens.
O piloto pode escolher três níveis de sensibilidade no pedal Soft, Medium e Hard e ainda utilizar a manete manualmente quando preferir. O sistema pode ser desativado por comando no punho esquerdo com a moto parada e em ponto morto. Além da CB500 Hornet, o E-Clutch estará disponível nas novas CBR500R e NX500.

Tecnologia e conectividade
O painel é TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB1000R, com três modos de visualização e conectividade via Honda RoadSync. O sistema permite navegação passo a passo, controle de chamadas e reprodução de áudio com headset Bluetooth.

O comando retroiluminado de quatro direções facilita uso noturno. O farol é de LED com condutos de ar laterais que direcionam fluxo sobre o tanque. Os piscas têm função de cancelamento automático. Já o sistema ESS aciona indicadores traseiros em frenagens de emergência. A altura do assento é de 785 mm.
Ciclística e freios
A estrutura é formada por chassi tipo diamante em aço tubular. A distância entre eixos é de 1.410 mm, com distribuição de peso em 50/50. Em sua dianteira, o modelo utiliza garfo invertido Showa SFF-BP de 41 mm. Já na traseira, conta com monoamortecedor Pro-Link com cinco níveis de ajuste de pré-carga.
O sistema de freios tem dois discos dianteiros de 296 mm com pinças Nissin radiais de quatro pistões e disco traseiro de 240 mm, ambos com ABS de dois canais. As rodas são de alumínio de cinco raios em Y, com pneus 120/70ZR17 na frente e 160/60ZR17 atrás.

Peso e dimensões
O peso em ordem de marcha é de 188 kg na versão convencional. Com E-Clutch, o peso sobe para 191 kg. O tanque de combustível tem capacidade de 17,1 litros, com autonomia superior a 480 km segundo dados oficiais da Honda. A cilindrada do motor é de 471 cm³, com curso de 66,8 mm e diâmetro de 67 mm.
Abaixo os equipamentos de série da CB500 Hornet 2026.
- Sistema Honda E-Clutch (versão específica)
- Painel TFT colorido de 5 polegadas
- Honda RoadSync com navegação e Bluetooth
- Sistema HSTC (controle de tração ajustável)
- Comando retroiluminado de quatro direções
- Iluminação full LED
- Sistema ESS em frenagens de emergência
- Piscas com cancelamento automático
- ABS de dois canais
- Embreagem assistida e deslizante

Disponibilidade
A CB500 Hornet 2026 com sistema E-Clutch chega no mercado europeu no início de 2026. Os preços ainda não foram divulgados pela Honda. No Brasil, a marca disponibiliza desde junho deste ano a CB500 Hornet anterior, sem o sistema E-Clutch. A confirmação da nova versão para o mercado brasileiro ainda não foi feita pela montadora.
