A Honda oficializou o lançamento da Transalp 750 2026 no Brasil. O modelo marca o retorno de um nome icônico ao mercado nacional e promete agitar a disputa no segmento de aventureiras de média cilindrada.
Com chegada prevista nas concessionárias para dezembro, a moto compartilha a base mecânica com a CB750 Hornet. No entanto, ela traz características próprias de ciclística e visual para encarar longas viagens e terrenos difíceis.

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Motorização 750 Transalp
O motor dessa máquina é um motor bicilíndrico paralelo de 755 cm³. É o mesmo propulsor que equipa a nova Hornet. A entrega de força acontece de forma linear; o torque máximo de 7,04 kgf.m aparece aos 7.000 rpm. Isso garante boas retomadas, algo essencial para quem viaja com garupa ou bagagem.

Porém, um detalhe chamou bastante a atenção durante a apresentação técnica. A Transalp 750 brasileira entrega 69,3 cavalos de potência a 7.000 rpm. Esse número é bem diferente do modelo vendido no exterior. Lá fora, a moto alcança impressionantes 92 cavalos a 9.500 rpm.
Tecnologias e modos de pilotagem
Para gerenciar essa força, a Transalp 750 vem recheada de eletrônica. O sistema de aceleração é o Throttle By Wire (acelerador eletrônico), que permite um controle fino da injeção de combustível.
A moto oferece versatilidade para diferentes tipos de piloto e terreno através de seus modos de condução. São quatro opções pré-definidas de fábrica: Sport, Standard, Rain e Gravel.

Além desses, existem dois modos personalizáveis (User). Neles, o piloto pode ajustar a entrega de potência, freio motor e controle de tração ao seu gosto. Tudo isso é gerenciado por um painel TFT colorido de 5 polegadas. Ele possui conectividade, comandos no punho esquerdo e três opções de visualização.
Ciclística e suspensões
A proposta da Transalp 750 é ser uma verdadeira aventureira. Para isso, a estrutura precisa aguentar o tranco. O chassi é do tipo Diamond, feito em aço, pesando apenas 18,3 kg. É uma base leve, mas resistente.
Nas suspensões, a Honda optou por qualidade. Na dianteira, temos um garfo invertido Showa SFF-CA de 43 mm. Já na traseira, o sistema é Pro-Link com um monoamortecedor ajustável. Esse conjunto visa absorver bem as irregularidades do asfalto ruim ou das trilhas.

As rodas confirmam a vocação off-road. A dianteira é raiada e tem 21 polegadas, calçada com pneu 90/90. A roda traseira é de 18 polegadas, com pneu 150/70. Essa configuração de aro 21 na frente é fundamental para superar obstáculos com mais facilidade do que as rivais com aro 19.
A segurança na frenagem fica por conta de um disco duplo dianteiro de 310 mm e um disco traseiro de 256 mm. O sistema ABS pode ser configurado dependendo do modo de pilotagem selecionado; isso é ótimo para quem gosta de pilotar na terra.

Design, conforto e ergonomia
O visual da XL750 Transalp segue a identidade moderna da linha aventureira da marca. O conjunto óptico é duplo e totalmente em LED, garantindo ótima iluminação noturna. A carenagem foi desenhada pensando na aerodinâmica. Ela possui um duto central que gerencia o fluxo de ar para ajudar na estabilidade.

Para quem pega estrada, o para-brisa é feito de Durabio. Esse material é conhecido por sua alta transparência e durabilidade.
A posição de pilotagem mantém o condutor ereto, o que cansa menos em viagens longas. O assento é em dois níveis e fica a 855 mm do solo. É uma altura razoável para uma big trail, permitindo que pilotos de estatura média alcancem o chão com certa tranquilidade.
Outros itens de comodidade incluem:
- Bagageiro traseiro de série;
- Entrada USB localizada sob o assento;
- Piscas com cancelamento automático;
- Sistema ESS (alerta de frenagem de emergência);

Preço, cores e garantia
A Honda XL750 Transalp 2026 começa a ser vendida em dezembro. As cores disponíveis para o lançamento são o clássico branco perolizado e o sóbrio preto metálico.
O preço público sugerido é de R$ 65.545 (base São Paulo). Vale lembrar que esse valor não inclui as despesas com frete e seguro, que variam de acordo com a região.
A garantia oferecida é de três anos, sem limite de quilometragem. Além disso, a marca oferece o Honda Assistance. Esse serviço de assistência 24 horas é válido no Brasil e também em países vizinhos como Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia; perfeito para quem planeja viagens internacionais.

As revisões também têm um cronograma amigável, a primeira é com 1.000 km. Depois disso, as paradas para manutenção ocorrem a cada 6.000 km ou 6 meses.
A chegada da Transalp 750 coloca a Honda de volta na briga direta das médias cilindradas. O mercado brasileiro tem opções fortes nessa categoria. As principais concorrentes citadas são a Yamaha Ténéré 700 e a Suzuki V-Strom 800.
