O mercado brasileiro de SUVs compactos está prestes a ganhar um novo competidor de peso. A marca japonesa prepara o terreno para o lançamento do Nissan Kait, um modelo que promete renovar a presença da fabricante no segmento de entrada. Previsto para chegar às lojas no primeiro trimestre de 2026, ele assumirá o lugar deixado pelo Kicks Play.
A ideia é enfrentar concorrentes modernos que têm ganhado espaço nas garagens brasileiras como o Renault Kardian, o Volkswagen Tera e o Fiat Pulse. Mas o que exatamente muda com a chegada desse novo utilitário esportivo?

Veja também: Toyota Yaris Cross 2026: Primeiro SUV Compacto Híbrido Flex do Brasil! Pré-Venda, Versões e Preços
Versões disponíveis
Diferente do seu antecessor, a estratégia de versões foi ajustada. O Nissan Kait chegará ao mercado em três opções de acabamento bem definidas: Sense, Advance e Exclusive.
Uma mudança importante é o fim da versão Active. A Nissan optou por simplificar a gama e elevar o nível desde o modelo mais básico. Portanto, quem busca o novo SUV já começará pela versão Sense que promete um pacote de equipamentos mais robusto do que as antigas versões de entrada.
Preços estimados para o Nissan Kait
Apesar de não termos a opção mais barata Active, os valores estimados posicionam o carro de forma competitiva. A expectativa é que os preços do Nissan Kait comecem na casa dos R$ 120 mil para a configuração Sense.
Já para quem busca o pacote completo, com todos os mimos tecnológicos e de conforto, a versão topo de linha Exclusive deve girar em torno de R$ 150 mil. Esses valores, claro podem sofrer ajustes até o lançamento oficial em 2027, mas servem como um bom norte para quem já está planejando a troca de carro.
Motorização e desempenho
Debaixo do capô, a marca aposta em um conjunto mecânico já conhecido e confiável. Todas as três versões do Nissan Kait virão equipadas com o motor 1.6 Flex. Não houve mudança para motores turbo neste momento; a aposta segue na durabilidade e na manutenção descomplicada.
Os números de desempenho permanecem os mesmos que muitos proprietários já conhecem:
- Potência: 113 cv com etanol e 110 cv com gasolina (a 5.600 rpm).
- Torque: 15,2 kgfm no etanol e 14,9 kgfm na gasolina (a 4.000 rpm).
Para gerenciar essa força, o câmbio escolhido é o automático do tipo CVT. Ele é focado no conforto e na economia de combustível, sendo ideal para o trânsito urbano.
Design e a plataforma Projeto P02H
Embora seja tratado como um carro novo, o projeto internamente chamado de P02H utiliza uma base conhecida. O modelo mantém a plataforma do Kicks Play. Isso significa que a estrutura principal, como portas, teto, vidros laterais e para-brisas, será a mesma.
No entanto, para garantir a identidade de novo modelo, a fabricante fará uma harmonização facial profunda. O Nissan Kait terá frente e traseira totalmente redesenhadas. Além disso, haverá alterações na chaparia externa. A coluna “C”, por exemplo, foi modificada para acomodar as novas lanternas traseiras. É um facelift pesado para dar ares de modernidade ao conjunto.

Dimensões e espaço interno
Para quem se preocupa com o espaço na garagem ou com o conforto da família, as medidas são essenciais. O entre-eixos de 2,62 metros foi mantido, garantindo o mesmo espaço para as pernas no banco traseiro. O porta-malas também segue com bons 432 litros de capacidade.
Curiosamente, o comprimento total diminuiu um centímetro. Isso acontece por conta do desenho dos novos para-choques. Assim, o carro terá 4,30 metros de comprimento, a largura de 1,71 m e a altura de 1,61 m não sofreram alterações.
Itens de série e tecnologia
Desde a versão de entrada Sense, o pacote de equipamentos busca justificar o preço. O motorista contará com ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos em todas as portas. As travas elétricas e rodas de liga leve também fazem parte do pacote básico.
No centro do painel, a central multimídia será item de série, garantindo conectividade para smartphones.

Segurança reforçada
No quesito segurança, o SUV de entrada virá de fábrica com seis airbags. Oferecendo proteção frontal, lateral e de cortina para os ocupantes.
Além das bolsas infláveis, o Nissan Kait conta com.
- Controles de tração e estabilidade;
- Freios ABS com distribuição eletrônica (EBD);
- Assistente de partida em rampa;
- Sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis.
Para a versão topo de gama, a Exclusive, a marca adiciona uma camada extra de proteção tecnológica: o alerta de colisão frontal com assistente inteligente de frenagem (FEB/FCW). Esse sistema pode evitar acidentes urbanos ao frear o carro automaticamente em situações de risco.
