O novo Audi RS Q8 Performance desembarca oficialmente nas concessionárias do país custando R$ 1.339.990. Não estamos falando apenas de mais um utilitário de luxo; este modelo chega com o título de “versão única” e uma missão clara. A marca alemã quer consolidar sua presença no topo da cadeia alimentar dos SUVs focados em alta performance.
Após uma campanha de pré-venda que aguçou a curiosidade dos compradores, o modelo estreia para atender um público muito específico. São consumidores que exigem espaço para a família, mas que não dispensam a adrenalina de um carro de corrida.

Veja também: Nissan Kait 2027: Como é o novo SUV que vai substituir o Kicks Play
Design externo
Visualmente, o carro impõe presença, na dianteira o destaque vai para a grade singleframe. Ela possui uma estrutura tridimensional em formato de favo de mel, ostentando o novo logotipo 2D da marca.
O para-choque dianteiro recebeu atenção especial, com entradas de ar maiores para garantir a refrigeração do conjunto mecânico. Ao olhar para a traseira, nota-se o difusor dividido e as saídas de escape ovais; uma assinatura clássica dos modelos da linha RS.

As dimensões reforçam o porte do veículo. O Audi RS Q8 Performance mede 5,02 metros de comprimento e possui quase 3 metros de entre-eixos (2.998 mm) complementada por uma largura de 2,19 metros.
Para finalizar as especificações, o porta-malas acomoda 604 litros de bagagem; suficiente para viagens longas. O tanque de combustível tem capacidade para 85 litros. O que é necessário para alimentar o V8, o peso total do conjunto é de 2.465 kg.

Motorização
Debaixo do capô reside a verdadeira alma deste gigante. O Audi RS Q8 Performance é impulsionado por um motor 4.0 V8 biturbo. Os números são impressionantes, são 640 cavalos de potência e um torque massivo de 850 Nm.
Toda essa força é gerenciada por um câmbio Tiptronic de oito marchas, que trabalha em harmonia com a famosa tração integral quattro. O resultado prático dessa equação matemática é.
- Aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos.
- Velocidade máxima limitada a 280 km/h (com opção de liberar para 305 km/h).

Para segurar esse ímpeto, a Audi não economizou. O SUV vem equipado de série com freios de cerâmica. Além disso, conta com eixo traseiro dinâmico e diferencial esportivo. A suspensão pneumática adapta o carro tanto para uma tocada agressiva quanto para o conforto urbano.
Um detalhe interessante é o sistema de escape. Ele foi redesenhado não apenas para reduzir o peso do conjunto, mas para produzir um som mais encorpado e forte música para os ouvidos de quem gosta de motor V8.
Interior de luxo
Ao entrar no veículo, a atmosfera muda de esportividade pura para sofisticação tecnológica. O acabamento utiliza alumínio escurecido e o teto recebe revestimento preto, criando um ambiente focado no piloto.
Os bancos esportivos merecem destaque, eles possuem desenho em diamante e são revestidos em couro Valcona. O conforto é garantido por ajustes elétricos nos assentos dianteiros, que também contam com memória, aquecimento e ventilação.

No quesito tecnologia, o painel digital Audi Virtual Cockpit Plus oferece layouts específicos para a linha RS. O controle de tudo fica por conta do MMI Navigation plus com comandos sensíveis ao toque (touch). E para os audiófilos, o sistema de som é um Bang & Olufsen com 730 W de potência e áudio 3D.
Segurança e assistência
Um carro desse porte e potência precisa de sistemas de segurança à altura. A Audi recheou o modelo com o que há de mais moderno em assistência ao condutor.

O pacote de equipamentos inclui itens essenciais para a estrada e para a cidade:
- Controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e assistente de manutenção em faixa (lane keeping assist).
- Alerta de tráfego traseiro e assistente de troca de faixa.
- Câmera 360° para manobras precisas.
- Faróis Full LED Matrix e lanternas traseiras com tecnologia OLED.
Além disso, o carro conta com o Audi Pre Sense (dianteiro e traseiro) e o emergency assist, garantindo proteção extra em situações críticas.

Personalização
A exclusividade é parte fundamental da experiência de compra do Audi RS Q8 Performance. A marca oferece pacotes RS Design que podem ser aplicados sem custo adicional. O proprietário pode escolher detalhes internos, cintos e costuras em cinza, vermelho ou azul.
Ainda sem colocar a mão no bolso para pagar extras, é possível escolher a cor das pinças de freio (três opções) e o material das capas dos retrovisores.

Porém, para quem deseja ir além, existem os opcionais pagos. A lista inclui a pintura Audi Exclusive, acabamento em carbono, assistente de visão noturna e os avançados faróis Digital Matrix HD com laser. Também é opcional o pacote que libera a velocidade final para 305 km/h.
As opções de cores são variadas. Começam no clássico Branco Carrara e passam por tons metálicos vibrantes, como o Azul Ascari e o Vermelho Chili. Há também a opção perolizada Cinza Daytona, muito procurada pelos fãs da marca.
