Suzuki GSX-S1000GX: A moto ideal viagens mais confortáveis e seguras por R$ 98 mil

A Suzuki apresentou oficialmente no Brasil a nova GSX-S1000GX, modelo que chega para ocupar o topo da linha em tecnologia da marca japonesa no país. Classificada como uma Supreme Sport Crossover, a moto combina desempenho esportivo com conforto de longa distância.

A estreia aconteceu durante o Festival Interlagos 2025 e a novidade começa a chegar às lojas ainda neste mês de junho. Com preço sugerido de R$ 98.800, a GSX-S1000GX já chama atenção pelo conjunto técnico avançado e proposta versátil.

Suzuki GSX-S1000GX A moto ideal viagens mais confortáveis e seguras por R$ 98 mil

Suspensão eletrônica que se adapta ao terreno

A Suzuki GSX-S1000GX se destaca pelo inovador sistema de Suspensão Eletrônica Avançada (SAES). Essa tecnologia semiautônoma ajusta automaticamente o amortecimento e a pré-carga de acordo com a velocidade, tipo de solo e intensidade da frenagem. Isso acontece graças a uma central inercial (IMU) que monitora os movimentos da moto em tempo real.

Como complemento, a moto inclui a tecnologia Suzuki Road Adaptive Stabilization (SRAS). Esse recurso identifica imperfeições na pista e altera a suspensão conforme a necessidade, melhorando a estabilidade e o conforto durante a pilotagem.

Leia também: Suzuki GSX-8R 2025 Chega com 83 cv e Quickshifter: Rival Direta da Ninja 650?

Conjunto eletrônico de última geração

A GSX-S1000GX traz o que há de mais recente em assistências eletrônicas. O Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α) permite ao piloto escolher entre três modos de pilotagem pré-configurados e um totalmente personalizável. Cada modo ajusta simultaneamente potência, controle de tração e resposta da suspensão.

Outro item importante é o controle de torque em curvas, que atua durante inclinações para evitar derrapagens ou perda de tração. Já o sistema de freios Motion Track Brake System mantém a eficácia do ABS mesmo com a moto inclinada, o que garante mais segurança em frenagens durante curvas.

O modelo ainda conta com quick shifter bidirecional, que permite subir e reduzir marchas sem usar a embreagem e sim, funciona mesmo com o controle de cruzeiro ativado. A proposta é tornar a pilotagem mais fluida e menos cansativa.

Motor esportivo adaptado para a estrada

A GSX-S1000GX é equipada com um motor de 999 cm³, derivado da esportiva GSX-R1000. São 152 cv de potência entregues a 11.000 rpm e 10,8 kgfm de torque a 9.250 rpm. Porém, ao contrário da versão original mais agressiva, esse motor foi retrabalhado para entregar força de forma mais linear, pensando no uso misto entre estrada e cidade.

A transmissão manual de 6 marchas traz embreagem assistida e antirrebote, que suaviza reduções bruscas e reduz esforço no manete, especialmente útil em trechos urbanos.

Ciclística voltada ao conforto

O chassi é de alumínio do tipo dupla viga, e as suspensões são fornecidas pela Showa, com ajustes eletrônicos na dianteira e traseira. Comparada à GSX-S1000GT, a GX oferece um curso de suspensão maior: são 3 cm a mais na frente e 2 cm atrás, o que melhora a absorção de impactos e eleva o conforto em longas distâncias.

O guidão está mais largo e recuado, favorecendo uma postura relaxada. O assento é largo e bem acolchoado, enquanto as pedaleiras foram reposicionadas para reduzir a fadiga em viagens longas. Tudo pensado para uma pilotagem estável, segura e prazerosa.

Painel moderno com conectividade

Outro ponto forte do modelo é o painel TFT de 6,5 polegadas, com interface simples e visual moderno. O sistema se conecta ao smartphone pelo aplicativo Suzuki mySPIN, que oferece navegação, controle de chamadas, música e acesso a contatos diretamente na tela da moto. Além disso, o painel traz modos de exibição ajustáveis e informações claras mesmo sob sol forte.

Suzuki GSX-S1000GX A moto ideal viagens mais confortáveis e seguras por R$ 98 mil

Dados técnicos da Suzuki GSX-S1000GX

Abaixo, os principais números que definem o desempenho e dimensões da nova crossover da Suzuki:

  • Motor: 4 cilindros em linha, 4 tempos, 999 cm³
  • Potência: 152 cv a 11.000 rpm
  • Torque: 10,8 kgfm a 9.250 rpm
  • Transmissão: Manual, 6 marchas, com quick shifter
  • Suspensão: Showa eletrônica (dianteira e traseira)
  • Freios: Discos duplos na frente com pinças Brembo; traseiro com pinça Nissin
  • Peso seco: 232 kg
  • Tanque: 19 litros
  • Altura do assento: 845 mm
  • Pneus: 120/70-17 na frente e 190/50-17 atrás
  • Cores disponíveis: Azul Tritão, Preto Brilhante e Verde Perla Fosco

Posicionamento no mercado e chegada às lojas

A GSX-S1000GX estreia como o modelo mais avançado da Suzuki no Brasil, tanto em termos de eletrônica quanto de proposta de uso. Ela mira diretamente o público que procura uma moto touring com pegada esportiva, cheia de recursos tecnológicos e pronta para encarar qualquer estrada.

O preço sugerido de R$ 98.800 (sem frete) coloca a GX em uma faixa competitiva dentro do segmento de crossovers premium. A moto já começa a ser distribuída nas concessionárias da marca neste mês de junho com boas expectativas de venda.

A nova V-Strom 800 também chega renovada

Além da GX, a Suzuki revelou uma versão atualizada da V-Strom 800, com rodas de liga leve e voltada completamente para o asfalto. Com motor bicilíndrico de 776 cm³ e potência de 84 cv, o modelo passa a atender melhor quem busca uma big trail mais urbana. O preço sugerido é de R$ 63.800 e as vendas começam em agosto.

A versão com rodas raiadas e vocação off-road (DE) continua no mercado. Assim, a Suzuki amplia o leque de opções para diferentes perfis de uso.

Confira também!

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Aceitar Política de privacidade!