A bigtrail retrô chega ao mercado no primeiro trimestre de 2026 com motor boxer de 1.170 cm³ e visual inspirado na lendária R 80 G/S
A BMW começou a produzir a R 12 G/S em Manaus no final de 2025, a chegada às lojas está prevista para o primeiro trimestre de 2026. O preço da R 12 G/S ainda não foi divulgado, a BMW ainda não divulgou preços versões ou configurações específicas. O modelo amplia a família de modelos clássicos da marca e adota uma proposta de bigtrail de inspiração retrô. Há referências diretas a histórica BMW R 80 G/S.

A sigla G/S é abreviação de Gelände/Strasse, que significa uso misto entre estrada e fora de estrada. A R 12 G/S resgata o espírito da lendária R 80 G/S, moto que deu origem à linhagem GS e moldou a identidade da BMW no uso misto, a novidade combina linhas simples e funcionais com soluções modernas de engenharia.
Leia também: Yamaha R15 ABS 2026 chega ao Brasil – preço, consumo, freios ABS e recursos de 2026
Design e cores
A trail também tem o para-lamas dianteiro alto, as rodas de raios cruzados e a carenagem pequena de uma típica enduro “raiz”. Destaque também para o farol de led redondo, com assinatura luminosa em “X”, e para o painel de instrumentos totalmente analógico.
No mercado europeu a BMW R 12 G/S é oferecida nas cores Preto Fosco. Há opção em Branco Claro com detalhes em vermelho e também a versão Option 719 Aragonit. Essa versão combina tons de Sandrover vermelho e cinza metálico. A BMW Motorrad ainda não confirmou quais cores e versões serão comercializadas no Brasil, assim como também divulgou o preço.

Motor e desempenho
A R 12 G/S utiliza o motor boxer bicilíndrico de 1.170 cm³. É o mesmo empregado na BMW R 12 porém com ajustes voltados ao uso misto. O motor boxer de dois cilindros refrigerado a ar/óleo entrega 109 cv a 7.000 rpm. O torque máximo é de 115 Nm a 6.500 rpm. A BMW não confirmou se essas especificações serão mantidas no Brasil.
O sistema de escapamento tem fluxo único e o silenciador traseiro elevado reforçam o uso off-road do modelo e conta com refrigeração mista ar/óleo. Já o câmbio tem 6 marchas com transmissão por cardan.
O consumo é de cerca de 5,1 L/100 km em ciclo WMTC, e a velocidade máxima ronda os 210 km/h. Estão disponíveis três opções de banco incluindo a versão Rallye com mais altura, a versão com o Enduro Package Pro inclui ainda um conjunto de componentes focados na condução fora de estrada com roda traseira de 18″.
Freios e suspensões
A trail adota quadro tubular de aço com subchassi traseiro aparafusado, na dianteira, o garfo telescópico invertido possui 210 mm de curso totalmente ajustável, a traseira utiliza sistema Paralever combinado a amortecedor ajustável com 200 mm de curso.
Os travões Brembo montam dois discos na frente com 310 mm e um disco de 265 mm na traseira. Todos com pinças flutuantes de dois pistões. O sistema de freios inclui ABS Pro para frenagens em curvas.
As rodas de 21 polegadas na frente e 18 polegadas atrás utilizam raios cruzados. O peso a cheio é 229 kg, a capacidade do depósito é 15,5 litros. A altura do assento fica em 860 mm.

Eletrônica e conectividade
Confira abaixo os modos de pilotagem da R 12 G/S:
- Rain para piso molhado;
- Road para uso em asfalto;
- Enduro para trilhas leves;
- Enduro Pro como opcional;
Entre os itens eletrônicos estão Controle de Tração Dinâmico (DTC) e controle de torque do motor (MSR). A nova BMW R 12 GS integra tecnologia como o sistema Keyless Ride, tomada de 12V e uma vasta gama de equipamento opcional. O painel de instrumentos redondo clássico e toma de 12V, tela micro-TFT disponível como equipamento opcional de fábrica.

O preço divulgado no exterior é de 17.900 euros, aproximadamente R$ 111 mil em conversão direta, sem inclusão de taxas ou impostos brasileiros. A produção local da R 12 G/S está confirmada para começar ainda em 2025, com chegada às concessionárias no início de 2026. Com produção nacional em Manaus, a R 12 G/S deve ter preço competitivo no segmento de aventureiras clássicas no mercado brasileiro.
