Citroën 2026: C3 e Aircross Ganham Versões XTR e Basalt Recebe Dark Edition
Linha renovada chega com acabamento premium, novos comandos e pegada aventureira para conquistar o mercado brasileiro
A Citroën apresentou sua linha 2026 com novidades importantes para o trio de sucesso fabricado em Porto Real (RJ). Depois de crescer 37% no primeiro semestre de 2025, a marca francesa atendeu aos principais pedidos dos consumidores: melhor acabamento interno, reposicionamento das teclas dos vidros e a adição de conta-giros no painel dos modelos aspirados.

A grande surpresa fica por conta do retorno da nomenclatura XTR (sigla para eXTRemo), que havia sido utilizada pela marca entre 2006 e 2012 na primeira geração do C3. Agora, tanto o hatch quanto o SUV de sete lugares ganham versões com pegada aventureira, respondendo a uma demanda crescente do mercado por modelos com visual off-road.
No C3 XTR, vendido por R$ 88.990, o visual ganha adesivos verdes pistache e pretos nas colunas C, além de robustos borrachões laterais. O capô recebe uma faixa preta acompanhada de uma verde mais fina, criando um contraste diferente. As rodas de liga leve de 15 polegadas tem acabamento escurecido e vem calçadas com pneus Pirelli Scorpion ATR 205/60 R15.

Por dentro, a versão aventureira do hatch adota materiais de melhor qualidade. Os assentos possuem costura verde, enquanto volante, porta e painel aderem ao revestimento soft touch com costura na mesma tonalidade. O quadro de instrumentos digital colorido de 7 polegadas finalmente adiciona o conta-giros − uma reivindicação antiga dos proprietários. Completam o pacote o ar-condicionado automático digital, câmera de ré e pedaleira cromada.
Aircross XTR
Com preço de R$ 129.990, o Aircross XTR se torna a versão mais cara da gama, até mesmo mais do que a Shine (R$ 126.990). Uma mudança importante na linha 2026 é que o modelo passa a se chamado apenas Aircross, sem o prefixo C3 com o nome centralizado na tampa traseira, estratégia similar à adotada pela Mini com o Countryman.

O SUV aventureiro mantém o motor T200 1.0 turbo que entrega 130 cv com etanol e 125 cv gasolina, engatado ao câmbio CVT. O design externo segue linha semelhante ao C3 XTR, mas com identidade própria: grade em preto brilhante, capas dos retrovisores escurecidas e rodas de 17 polegadas com acabamento grafite acetinado, calçadas com pneus 215/60 R17 AT.
A cabine do Aircross XTR impressiona pelo capricho nos detalhes. Bancos, painel e apoios de braço recebem acabamento suave ao toque com costuras verdes contrastantes. A central multimídia de 10,25 polegadas tem bordas finas em preto brilhante e oferece espelhamento sem fio para smartphones. São oferecidas uma porta USB tipo A e três tipo C − incluindo uma na terceira fileira para os sete ocupantes.
Basalt Dark Edition

Seguindo caminho diferente dos irmãos, o Basalt aposta na elegância urbana com a versão Dark Edition, vendida por R$ 114.990. O SUV coupé ganha um inédito aerofólio na tampa traseira, destacado por uma faixa na cor Andre Red; homenagem ao fundador André Citroën. A mesma tonalidade aparece em detalhes nas colunas C e no para-choque dianteiro.
As rodas de 16 polegadas pintadas de preto e o double chevron escurecido reforçam a proposta esportiva. Por dentro, o ambiente “dark” é complementado por bancos em tecido preto com costuras vermelhas. O seletor do câmbio CVT recebe acabamento em preto brilhante, enquanto a pedaleira esportiva melhora a aderência durante a condução.
A versão chega com a cor nova, Cinza Sting Gray, com teto preto, o que reforça o apelo premium do modelo, que usa o mesmo motor T200 1.0 turbo do Aircross.
Melhorias em Toda a Linha 2026
Além das novas versões, a Citroën fez melhorias em toda a linha. O acabamento interno, que antes recebia críticas, foi todo revisado. Detalhes em preto brilhante aparecem nas molduras das saídas de ar e da central multimídia, tornando o painel visualmente mais leve e moderno.

Os comandos dos vidros elétricos foram reposicionados. No C3 Feel e XTR, as teclas saíram do console central e migraram para as portas, facilitando o acesso. Todas as versões ganham luz de cortesia no porta-luvas e duas entradas USB tipo C para carregamento rápido de dispositivos.
A central multimídia, a Citroën Connect Touchscreen de 10,25 polegadas, agora tá com as bordas mais finas, melhorando a integração visual com o painel, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, essenciais para a conectividade moderna.

Motorização e Tecnologia
A linha 2026 mantém os motores já conhecidos, os C3 de entrada continuam com o 1.0 Firefly aspirado de 71 cv (gasolina) e 75 cv (etanol), enquanto o C3 You! e todas as versões do Aircross e Basalt turbo usam o T200 1.0 turbo flex. Ainda não há previsão para a chegada do sistema híbrido leve, já disponível nos modelos Fiat e em breve nos Peugeot.
Segundo a marca, a estratégia é manter os preços competitivos, posicionando a Citroën como porta de entrada do Grupo Stellantis no Brasil. Os faróis continuam halógenos − os full-LED disponíveis na Índia ainda não chegaram por aqui.

Preços da Linha Citroën 2026
C3
- Live: 1.0 Aspirado MT – R$ 74.990
- Live Pack: 1.0 Aspirado MT – R$ 83.990
- Feel: 1.0 Aspirado MT – R$ 85.990
- XTR: 1.0 Aspirado MT – R$ 88.990
- You!: 1.0 Turbo CVT – R$ 103.990
Aircross
- Feel 5L Turbo 200 AT: 1.0 Turbo CVT – R$ 118.800
- Feel 7L Turbo 200 AT: 1.0 Turbo CVT – R$ 117.990
- Shine 7L Turbo 200 AT: 1.0 Turbo CVT – R$ 126.990
- XTR 7L Turbo 200: 1.0 Turbo CVT – R$ 129.990
Basalt
- Feel: 1.0 Aspirado MT – R$ 93.990
- Feel Turbo 200: 1.0 Turbo CVT – R$ 108.990
- Shine Turbo 200: 1.0 Turbo CVT – R$ 113.990
- Dark Edition Turbo 200: 1.0 Turbo CVT – R$ 114.990
Os veículos da linha 2026 começam a chegar às concessionárias aqui no Brasil . Com a linha atualizada, a Citroën tem como objetivo suprir as necessidades dos consumidores sem elevar significativamente os preços e ainda continuar firme em um dos segmentos mais acirrados na briga do mercado automotivo.