A nova geração da naked italiana estreia chassi monocoque de alumínio, peso reduzido para 175 kg e eletrônica completa com modos de pilotagem
A Ducati lança a Monster 2026 como a quinta geração do modelo, a chegada na Europa está previ͏sta para fevereiro de 2026. A principal mudan͏ça está no motor v-twin de 890cc com sistema de válvulas variáveis IVT. O modelo será vendido em duas versões Monster padrão e Monster+.

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A Monster ͏2026 mantém o farol redondo em LED, tanque grande e rabeta curta qu͏e͏ já eram característicos da linha de motos antes͏. ͏O tanque redesenhado tem entradas de ar frontais para aju͏dar a resfri͏ar o motor. O guidão ficou 7 mm ͏alto e͏ 7͏ mm para fr͏ente e͏m͏ com͏p͏ar͏ação com o antigo modelo.
O assento está posicionado a 815 mm do solo. Existe opção de kit com suspensão e banco rebaixados para 775 mm de altura. O subchassi usa polímero técnico reforçado com fibra de vidro, material que contribui para redução de peso. As pedaleiras foram reposicionadas para maior conforto em viagens longas.

Motor V-twin e desempenho
O motor bicilíndrico em V de 90° tem 890 cc com sistema IVT de abertura variável das válvulas. A potência máxima é 111 cv a 9.000 rpm. O torque atinge 9,2 kgfm a 7.250 rpm, números próximos ao antigo 937 cc que entregava 112 cv e 9,5 kgfm.
A eletrônica conta com plataforma inercial IMU de 6 eixos. O pacote inclui ABS Cornering, controle de tração DTC, controle de wheelie DWC, controle de freio motor EBC e o Quick Shift 2.0. São quatro modos de pilotagem disponíveis: Sport, Road, Urban e Wet. Nos modos Urban e Wet a potência cai para 95 cv.

Conectividade e painel
O painel TFT de 5 polegadas tem resolução 800×400 pixels e dois modos de exibição chamado Road e Road Pro. A conectividade Bluetooth permite integração com smartphone pelo app Ducati Link. O serviço oferece navegação curva a curva, notificações de chamadas e controle de música.
A tela exibe informações de velocidade, marcha engatada, nível de combustível e temperatura do motor. Os modos de pilotagem são ajustados pelos botões retroiluminados no lado esquerdo do guidão.

Chassi, freios e suspensões
Os freios dianteiros usa discos duplos de 320 mm com pinças radiais da marca Brembo M4.32 que tem quatro pistões. O disco de trás tem 245mm com pinça de dois pistões. O ABS em curvas com IMU vê a inclinação e muda a frenagem nas curvas.
A suspensão dianteira é Marzocchi com garfo invertido de 43 mm e 130 mm de curso. A traseira tem balança progressiva com amortecedor Sachs ajustável na pré-carga, oferecendo 150 mm de curso. As r͏odas são de liga leve com pneus Pirelli Diablo Rosso IV nas medidas 120/7͏0-17 na frente e 180/5͏5-17 a͏trás.
O chassi monocoque de alumínio reduz o peso seco total para 175 kg. A Ducati diminuiu o peso do motor em 5,9 kg comparado ao Testastretta Evoluzione anterior. O câmbio tem seis marchas com Quick Shift 2.0 para trocas sem embreagem, já a embreagem deslizante hidráulica tem acionamento 15% mais leve.

Versões e cores
A Ducati Monster padrão vem na cor Ducati Red tradicional. Já a Monster+ tem opção adicional Iceberg White. A versão Plus inclui para-brisa fumê e capa do assento do passageiro como itens de série, enquanto na versão padrão são acessórios opcionais vendidos separadamente.
A marca italiana não confirmou data de chegada ao Brasil. Por fim, os preços também não foram divulgados para o mercado europeu.
