Fiat Argo 2027: nova geração vai usar base do C3 e modelo atual continua em linha como versão de entrada

Henrique Santos
Publicado em: 19 de janeiro de 2026
Siga-nos

Hatch compacto vai crescer em tamanho, ganhar plataforma moderna do C3 mas manter os motores 1.0 Firefly e turbo GSE-T3

A Fiat confirmou oficialmente que o novo Argo chega ao Brasil ainda em 2026. Mas calma, não é só uma reestilização. O CEO global da marca, Olivier François revelou ao site francês Auto Infos que o modelo será baseado no Grande Panda europeu usando a plataforma CMP da Stellantis, mesma do Citroën C3. O preço ainda não foi divulgado, mas a Fiat promete manter o posicionamento de entrada. E tem mais, o Argo atual vai continuar em linha numa versão Urban ainda mais barata.

Fiat Grande Panda europeu visto de frente mostrando novo design quadrado
Fiat Grande Panda | Foto: Fiat/divulgação

Design quadradão

No visual, pode esquecer as linhas arredondadas do Argo atual. O novo modelo vai seguir a linguagem retilínea da Fiat com formas quadradas que lembram muito o Citroën C3. Não por coincidência, já que ambos vão dividir a mesma base. O Grande Panda europeu, que serve de inspiração tem um visual bem diferente do que estamos acostumados. Linhas retas, faróis quadrados, para-choques robustos, é basicamente um mini SUV disfarçado de hatch.

Porta Malas Grande Panda
Fiat Grande Panda | Foto: Fiat/divulgação

O Argo 2027 vai crescer bastante, pelas medidas do Grande Panda deve ter cerca de 4 metros de comprimento hoje tem 4,03m, largura de 1,76m contra 1,73m atual e altura de 1,57m versus 1,51m de agora. Já o entre-eixos sobe para 2,54m, só que o grande destaque fica pro porta-malas com 360 litros declarados, contra 300 litros do modelo atual.

Plataforma CMP

A grande novidade técnica é a adoção da plataforma modular CMP, a mesma base do trio Citroën C3/Basalt/Aircross e dos novos Peugeot 208 e 2008. Uma evolução considerável frente à plataforma MP1 do Argo atual que mistura componentes de 2010 com peças do velho Punto de primeira geração, um projeto de mais de 20 anos.

Segundo a Fiat, o Argo continua sendo um carro de entrada. Nada de suspensão multilink ou freios a disco nas quatro rodas. O esquema segue com McPherson na frente e eixo de torção atrás e deve usar freio a tambor traseiro mesmo na maioria das versões. Além da ausência de freio de mão eletromecânico.

Interior Conforto Grande Panda
Fiat Grande Panda | Foto: Fiat/divulgação

Motor aspirado e turbo híbrido

Na motorização, a Fiat vai manter a estratégia atual. O motor 1.0 Firefly aspirado com câmbio manual de 5 marchas nas versões mais baratas. Aliás, esse motor já equipa algumas versões do Grande Panda na Europa. Nas configurações mais caras, o conhecido 1.0 turbo GSE-T3 com câmbio CVT de 7 marchas simuladas.

A novidade fica por conta da tecnologia híbrida leve de 12V que deve acompanhar o motor turbo, pelo menos nas versões topo de linha. São cerca de 75 cv no aspirado e 130 cv no turbo, tem rumores também do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros aparecer em versões intermediárias com câmbio manual ou CVT.

Equipamentos atualizados

O Argo atual peca muito em tecnologia e segurança, mas o novo modelo promete corrigir isso. A expectativa é de 6 airbags de série, faróis full-LED, painel digital, multimídia grande com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. E finalmente trazer assistentes de condução ADAS básicos como alerta de colisão e frenagem autônoma de emergência.

Interior do Grande Panda  com painel digital e multimídia grande
Fiat Grande Panda | Foto: Fiat/divulgação

Ar-condicionado digital automático, chave presencial e partida por botão. Tudo isso deve aparecer pelo menos nas versões intermediárias, é o mínimo que se espera de um carro lançado em 2026 mesmo sendo de entrada.

Produção em Betim com Argo atual

O Argo atual não sai de linha imediatamente, o modelo vai continuar sendo produzido em Betim (MG) junto com o novo modelo Argo, numa inédita versão Urban ainda mais simplificada. A ideia é manter uma opção realmente barata no portfólio até o novo Argo ganhar tração no mercado.

Fiat Grande Panda: nova geração vai usar base do C3 e modelo atual continua em linha como versão de entrada
Fiat Grande Panda | Foto: Fiat/divulgação

O novo Fiat Argo não fica só no Brasil, François confirmou que o modelo vai para Argentina, Turquia, Argélia e Marrocos. É a primeira vez que o nome Argo vira global e isso faz parte da estratégia da Fiat de unificar seus produtos mundialmente.

Henrique Santos

Henrique Santos

Apaixonado por carros e motos, compartilho dicas, notícias e curiosidades do universo automotivo nos meus momentos livres.