Honda NX 500 2026 é Revelada com Novo Sistema de Embreagem Eletrônica E-Clutch

Modelo 2026 europeu passa a contar com o sistema E-Clutch e novas pinturas; Brasil aguarda novidades

A Honda anunciou a chegada da tecnologia E-Clutch para a Honda NX 500 2026 em sua versão europeia. O sistema permite trocas de marcha sem usar o manete de embreagem. A crossover também ganhou novas pinturas e grafismos. No Brasil, o modelo 2026 segue disponível, mas ainda sem a nova tecnologia e com as cores anteriores.

De CB 500X para Honda NX 500

Lançada originalmente como CB500X em 2013, a trail passou por diversas atualizações. A moto adotou o nome Honda NX 500 em 2024. A sigla “NX” significa “New X-over”.

Ela faz referência à sua capacidade de uso misto, um conceito que remete à clássica NX650 Dominator dos anos 1980.

Honda NX 500 2026 é Revelada com Novo Sistema de Embreagem Eletrônica E-Clutch
NX 500 2026 | Imagem: Honda

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Motor e desempenho

O modelo mantém o motor de 471 cm³ com dois cilindros paralelos que gera 47,6 cv de potência (35 kW) e 43 Nm de torque em sua configuração europeia. O câmbio é de seis marchas e possui embreagem assistida e deslizante.

O consumo médio informado é de 27,7 km/l, permitindo uma autonomia superior a 480 km com o tanque de 17,5 litros, segundo dados da fabricante para a Europa.

NX 500 2026 | Imagem: Honda

Chassi e suspensão

A Honda NX 500 utiliza um quadro de aço do tipo diamante. A suspensão dianteira é invertida, uma Showa SFF-BP com tubos de 41 mm.

Na traseira, o amortecedor tem ajuste de pré-carga. As rodas são de liga leve, a dianteira tem 19 polegadas e a traseira 17 polegadas, calçadas com pneus de uso misto (110/80-R19 na frente e 160/60-R17 atrás).

Freios e equipamentos

O sistema de freios é composto por dois discos dianteiros de 296 mm. As pinças são da marca Nissin e possuem dois pistões. Na traseira, o freio utiliza um disco único de 240 mm.

O conjunto óptico é todo em LED, o farol é duplo e as luzes de direção contam com o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona o pisca-alerta em frenagens bruscas. A motocicleta tem 196 kg em ordem de marcha.

Honda NX 500 2026 é Revelada com Novo Sistema de Embreagem Eletrônica E-Clutch
NX 500 2026 | Imagem: Honda

Tecnologia e painel

A instrumentação é feita por uma tela TFT colorida de 5 polegadas. Ela possui conectividade Honda RoadSync para navegação e controle de chamadas via smartphone.

Essa tecnologia, no entanto, ainda não está disponível no modelo vendido no Brasil. O assento fica a 830 mm de altura do solo.

NX 500 2026 | Imagem: Honda

O que é a tecnologia Honda E-Clutch?

A principal novidade para 2026 na Europa é o Honda E-Clutch, a tecnologia dispensa o uso da embreagem em partidas, paradas e trocas de marcha. O sistema é controlado eletronicamente; ele usa motores para operar a embreagem de forma automática.

O piloto pode ajustar o esforço do pedal em três níveis (HARD, MEDIUM e SOFT). O manete de embreagem continua funcional para uso manual se o piloto desejar.

Honda NX 500 2026 é Revelada com Novo Sistema de Embreagem Eletrônica E-Clutch
NX 500 2026 | Imagem: Honda

Novas cores para a Honda NX 500 2026

A Honda NX 500 2026 será oferecida na Europa em três novas combinações de cores. A disponibilidade para o mercado brasileiro ainda não foi confirmada.

  • Mat Gunpowder Black Metallic / Pearl Bosphorus Blue
  • Graphite Black / Matt Gunpowder Black Metallic
  • Pearl Horizon White / Mat Crypton Silver Metallic

A tecnologia E-Clutch já está presente em outros modelos da marca na Europa, como a CB650R e CBR650R. A chegada do sistema à NX 500, junto com as novas pinturas, moderniza a crossover de média cilindrada. Por enquanto, não há previsão oficial da Honda para a introdução dessas novidades no mercado brasileiro, onde a moto segue com suas especificações atuais.

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