Picape média será fabricada na Argentina e estreia na versão Warlock com tração 4×4 e capacidade para 3,5 toneladas de reboque
A Stellantis inicia oficialmente a produção da nova Ram Dakota Warlock na fábrica de Córdoba na Argentina. A picape média marca o retorno da Dakota após 15 anos de ausência no mercado brasileiro, visando competir com Hilux e Ranger.
O modelo chega como uma opção robusta no segmento de picapes médias compartilhando a mesma base da Fiat Titano. A Stellantis investiu cerca R$ 2 bilhões na produção. O lançamento comercial no Brasil está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

Design e versão Warlock
A Nova Dakota 2026 estreia na versão Warlock, esta versão tem características para uso fora de estrada. O visual adota faróis e lanternas de LED. A grade frontal exibe o logotipo RAM centralizado e o capô vem com a inscrição RAM TURBO.
As rodas são de 17 polegadas com acabamento diamantado. Os pneus são de uso misto e a caçamba traz iluminação em LED. Ela tem capacidade para mais de uma tonelada de carga, o volume interno supera 1.200 litros. Já o conjunto inclui barra esportiva Rambar, estribos laterais e grafismos específicos da versão também estão presentes. O reboque tem capacidade para 3,5 toneladas.
Leia também: Renault Boreal 2026 Chega em Três Versões
Interior e tecnologia
O interior da Dakota Warlock segue o padrão das picapes Ram. Materiais macios revestem o painel e comandos digitais estão presentes. O painel conta com duas telas, já o quadro de instrumentos digital tem 7 polegadas. A central multimídia tem 12,3 polegadas que é compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O console central é elevado e abriga seletor rotativo de marchas. O carregador de celular por indução está disponível. Há entradas USB do tipo C, também equipam o modelo. Em segurança, o modelo vem com seis airbags, câmera de visão 360° e assistentes de condução semiautônoma são itens de série.
Os bancos dianteiros são elétricos, o volante tem ajuste de altura e profundidade e o ar-condicionado é digital de duas zonas. A picape tem sensor de chuva e faróis automáticos, o sistema de som conta com 6 alto-falantes. A chave presencial destrava as portas por aproximação.
Mecânica e desempenho
O motor da ca͏minhonete Ram Dakota Warlock 2026 é um 2.2͏ Turbodisel MultJet que entrega 200 ͏cavalos de͏ potên͏cia e o torque é de 450 Nm (45,9 kgfm). O câmbio é automático de 8 marchas e o sistema de tração tem modos para 4×2.
Além disso, está disponível a opção de tração 4×4 automático e 4×4 reduzida. O bloqueio eletrônico do diferencial traseiro é uma função a mais. A picape também dispõe de controle de descida (HDC) para situações off-road. Tem quatro condução que ajustam resposta do motor e tração, o Normal, Sport, Areia e Neve.
Visão do mercado
Com a Dakota, a Ram entra no segmento das picapes médias. Este segmento é dominado por Toyota Hilux. A fabricação do motor 2.2 turbodiesel na Argentina começará em 2027. Até lá, os propulsores serão importados. A estratégia reduz custos logísticos para atender o mercado regional.